Mais Autonomia

RECEBA
NOVIDADES

Cadastre-se para receber novidades:


Representatividade: Felipe Rigoni, o 1º deputado federal cego

O 1º deputado federal cego: conheça a história de Felipe Rigoni

Felipe Rigoni (PSB-ES) é capixaba de Linhares, tem 27 anos e, em 7 de outubro, recebeu mais de 84 mil votos, a segunda maior votação para deputado federal no Espírito Santo. Primeiro deputado federal cego, ele disse que terá mandato interativo com a população, com foco no combate à corrupção governamental e na inclusão das pessoas com deficiência.

A cegueira total veio aos 15 anos de idade, após várias cirurgias para conter uma inflamação ocular chamada uveíte, detectada ainda na infância. Rigoni conta que, depois de uma difícil adaptação à nova realidade, percebeu que sua independência só viria por meio da educação. Formou-se em engenharia de produção pela Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, e fez mestrado em políticas públicas na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Também já foi líder estudantil e do movimento de empresas juniores.

Em 2016, Rigoni perdeu a eleição para vereador de Linhares, mas em 2019 chega à Câmara dos Deputados, depois de ter passado pela organização não governamental RenovaBR, movimento de apoio à formação de novas lideranças políticas.

Na última quarta-feira, 20/02, o deputado federal  Felipe Rigoni (PSB-ES) quebrou a mesmice do plenário da Câmara. Em meio a discursos que costumam ser solenemente ignorados pelos colegas, o parlamentar conseguiu manter a atenção dos espectadores e, ao fim da sua fala, foi aplaudido como raramente ocorre no Congresso. Recebeu apartes e saudações de membros de diferentes partidos.

Assista ao vídeo:

 

Categorias

0