Deficientes visuais recebem dispositivo que auxilia a leitura

Deficientes visuais recebem dispositivo que auxilia a leitura 300x169 - Deficientes visuais recebem dispositivo que auxilia a leitura

Deficientes visuais recebem dispositivo que auxilia a leituraA tecnologia sendo usada para trazer o mundo das letras àqueles que não podem ver. A Prefeitura de Teresina entrega à Associação dos Cegos do Piauí, amanhã (21), ao meio dia, três dispositivos Orcam MyEye, que são óculos com câmera inteligente acoplada para auxiliar pessoas com deficiência visual a executar tarefas diárias. Teresina é a primeira capital do Nordeste a adquirir este equipamento por via pública.
Os três dispositivos foram adquiridos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) por meio de convênio com a faculdade Uninovafapi. O OrCam MyEye é um dispositivo portátil intuitivo para auxiliar pessoas com deficiência visual a terem vidas mais independentes. O sistema tira uma foto do que está à frente do usuário, identifica o que está escrito e começa a narrar o texto para ele no volume a na velocidade que lhe convier; dessa forma, é possível ler livros, embalagens, cédulas e até reconhecer rostos, por meio de fotografias gravadas em seu banco de dados.

Os três equipamentos serão entregues por meio de cessão para a Associação dos Cegos do Piauí, que nesta quinta-feira (21) comemora 51 anos de fundação e está localizada na Rua Beneditinos, 537, bairro São Pedro, zona Sul de Teresina.

De acordo com o presidente Adailton Pacheco, eles estarão disponíveis na biblioteca da instituição. “Somente o fato de nos depararmos com um jornal, um livro, ou até mesmo com ou tela de computador e podermos ter acesso àquela informação sem a necessidade de uma outra pessoa ter que ler todo o conteúdo para nós já é um grande passo e nos deixa muito esperançosos nas possibilidades reais de inclusão social”, afirma.

O Orcam MyEye foi inventado por Amnon Shashua, pesquisador israelense na área de ciências da computação e especialista em computação visual. Em 1999, durante pesquisas para a criação de um carro que não causasse acidentes, Shashua concebeu um algorítimo que possibilita a detecção de objetos no campo de visão de uma câmera. A tecnologia foi desenvolvida para sua aplicação em humanos e resultou no lançamento do dispositivo em 2010.

Fonte: www.portalpmt.teresina.pi.gov.br

0 comments on “Deficientes visuais recebem dispositivo que auxilia a leituraAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?