TV Doutor | Óculos com visão artificial beneficia pessoas com baixa ou nenhuma visão

Confira a materia que o blog do TV Doutor realizou com a Mais Autonomia sobre o OrCam MyEye 2 719x426 - TV Doutor | Óculos com visão artificial beneficia pessoas com baixa ou nenhuma visão

Confira a materia que o blog do TV Doutor realizou com a Mais Autonomia sobre o OrCam MyEye 2 300x178 - TV Doutor | Óculos com visão artificial beneficia pessoas com baixa ou nenhuma visão Possibilitar que pessoas com baixa ou nenhuma visão ganhem autonomia. Essa é a meta do OrCam MyEye, dispositivo que, acoplado a armação de um óculos, fotografa, escaneia e transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio – sejam livros, jornais, placas de rua, cardápios de restaurantes, rótulos de produtos e tudo que faz parte do cotidiano de uma pessoa.

“Temos no Brasil 6 milhões de pessoas com baixa visão, que não conseguem reconhecer um rosto, um produto na prateleira do supermercado ou mesmo se o banheiro é masculino ou feminino. Para elas, o OrCam oferece algumas possibilidades, como a de gravar 200 produtos – um facilitador não apenas na hora da compra, mas também quando ele abre a geladeira”, explica Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, distribuidora exclusiva do produto no Brasil.

Além disso, o aparelho permite o cadastro de 100 rostos. Com isso, sempre que o usuário entrar no escritório, por exemplo, ele poderá cumprimentar seus colegas pelo nome antes de ouvir suas vozes. As informações são ditas discretamente no ouvido da pessoa com deficiência visual, na velocidade cadastrada pelo mesmo em até dois idiomas: inglês e português. Tudo isso offline.

“Outras funcionalidades do OrCam incluem a identificação de produtos por meio de código de barras e de cores com um simples toque, assim como o reconhecimento automático de notas de dinheiro de real e dólar”, ressalta Sadka, acrescentando que o aparelho ainda informa a hora e a data sempre que o usuário girar o punho, como se estivesse com um relógio.

A duração contínua da bateria integrada é de 2 horas, necessitando apenas de 20 minutos para o carregamento. O OrCam My Eye pode ser financiado em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas, através do Banco do Brasil.

Fonte: TV Doutor

 

0 comments on “TV Doutor | Óculos com visão artificial beneficia pessoas com baixa ou nenhuma visãoAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?